Participantes

ARTISTAS PESQUISADORES

AGUINALDO ROBERTO DA SILVA
Artista popular, dançarino e tocador, brinca cavalo marinho e maracatu rural desde os doze anos de idade. É contra-mestre, tocador e figureiro do Cavalo Marinho Estrela de Ouro, de Condado/PE e caboclo-de-lança de frente (puxador de cordão) do Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro, de Condado/PE, ambos brinquedos de seu pai, Mestre Biu Alexandre, mestre de reconhecida relevância no contexto atual das manifestação tradicionais da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Colabora, desde 2004, com o Grupo Grial de Dança (Coordenado por Maria Paula Cosa Rêgo) e com os processos criativos do Grupo Peleja (PE). Como arte-educador atuou no “Ponto de Cultura Viva Pareia!” (Programa Cultura Viva/Minc). Ministrou aulas de cavalo marinho no “Programa de Erradicação do Trabalho Infantil” (PETI).

DIANA RAMOS
Pernambucana, formada em Licenciatura em Teatro pela Escola de Teatro da UFBA. Desenvolve pesquisa atuando como clown, preparação corporal e musicalidade do corpo do ator como caminho para a composição cênica. É percussionista. É diretora colaboradora do Grupo Teatro Bodega (PB). É atriz/pesquisadora da Cia Buffa de Teatro (2002-2006). Foi também atriz do Oco Teatro Laboratório (2006-2010). Foi curadora e assistente de produção do FILTE - Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (2009 e 2010).

GURYVA PORTELA
Formado em Artes Cênicas pela UFPE-PE (2012). Formação complementar com Maurice Durozier do Theatre du Soleil (FRA). Atua como ator e diretor teatral. Trabalha e estuda com cultura popular - Frevo, Maracatu Nação, Maracatu de Baque Solto, Coco Alagoano, Torés indígenas, Cavalo Marinho, Ciranda.

JOICE AGLAE BRONDANI
Professora colaboradora e orientadora no PPGA-UFU, através do PRODOC-CAPES. Doutora (2010 - intercâmbio Università di Roma Tre e Scuola Sperimentale del’Attore -ITA). Mestre (2006 - intercâmbio Université Paris X - FRA), ambos pelo PPGAC - UFBA. Fundadora da Cia Buffa de Teatro (1998-BRA) e Bottega Buffa CircoVacanti (2010-ITA). Atriz e diretora teatral. Idealizadora do projeto de pesquisa e intercâmbio cultural “Teatro-Máscara-Ritual” (2010-...). Dirige e atua em espetáculos, ministra conferências e cursos no Brasil e no exterior (Itália, França, Luxemburgo). Consultora Ad Hoc das revistas "Conexões: Ciência e Tecnologia" do IFCE e OUVIROUVER do IEArtes. Possui artigos publicados e livros organizados na área de pesquisa e teatro.

LINEU GABRIEL
Graduado em Antropologia pela Unicamp e Mestre em Artes pela mesma universidade. É ator-dançarino pesquisador do Grupo Peleja desde 2003. Integra o elenco do espetáculo teatral “Gaiola de Moscas” e é criador-intérprete do solo de dança “Tu sois de onde?”, ambos dirigidos por Ana Cristina Colla (Lume Teatro). Integra  o corpo docente da pós-graduação em “Dança - práticas e pensamentos do corpo”, da Faculdade Angel Vianna, em Recife-PE. Brinca como caboclo-de-lança no maracatu de baque solto Leão de Ouro de Condado, de Mestre Biu Alexandre, desde 2009. Como antropólogo-pesquisador, integrou a equipe que realizou o inventário nacional sobre o cavalo marinho, através do IPHAN/FUNDARPE.

VERONICA RISATTI 
Fez sua formação e mestrado na Universidade degli Studi de Bolonha - DAMS (ITA). Como atriz e professora de teatro formou-se e trabalhou de 2002 a 2009 com Claudia Contin (Arlecchino) e Ferruccio Merisi. Possui formação complementar com Chen Shu Fang e Chen Zhen Zhi (Opera di Pequin); Gennadi Bogdanov (Biomeccanica); Yumiko Yoshoka (Danza Butoh); John Kalamandalam (Kathakali). Em 2010, fundou a companhia Bottega Buffa CircoVacanti (ITA). Colaboradora do grupo de pesquisa Cia Buffa de Teatro - SSA - BA (Brasil). Trabalha como professora convidada em escolas de teatro de Trento (Itália) e conduz, tanto na Itália como no exterior, cursos práticos de commedia dell’arte e seminários teóricos sobre a história dos Comici dell’Arte, dando ênfase à relação antropológica desta antiga forma de teatro com outras culturas e manifestações artísticas.

CONFERENCISTAS COLABORADORES

ALICIO AMARAL E JULIANA PARDO
Alicio Amaral é ator-bailarino, músico, pesquisador e arte-educador. Juliana Pardo é atriz-bailarina, pesquisadora e arte educadora. Em 2000 fundaram a Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança (SP), onde desenvolvem, além da criação de obras artísticas, metodologias de preparação e encenação do artista intérprete a partir das danças tradicionais brasileiras, tendo o Cavalo Marinho (PE) como um dos principais estudos. Foram contemplados pela Bolsa Vitae de Artes 2003 com o projeto “O Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco”, na área de pesquisa histórica teatral, onde realizaram o registro histórico de sete grupos tracionais da região (em áudio, vídeo, partitura musical, texto) e junto aos Mestres e brincadores, oficinas de Cavalo Marinho com o objetivo de fortalecimento e restabelecimento de partes e figuras não mais encenadas nas brincadeiras tradicionais. Desde 2004 realizam intercâmbio artístico com os mestres/brincadores Inácio Lucindo, Aguinaldo da Silva, Sebastião-Martelo, Luiz Paixão e Fábio Soares, promovendo com os mesmos, atividades de formação e difusão sobre o brinquedo e o trabalho do ator no Estado de São Paulo. Brincam em diferentes grupos de Cavalo Marinho da Zona da Mata desde 2001. Fundadores do Núcleo Manjarra / SP (2004), grupo de estudos sobre a brincadeira do Cavalo Marinho. Coordenam o Grupo de Estudos do Curso de Extensão “Corporeidades Brasileiras e o trabalho do Ator/Bailarino” no Instituto de Artes da UNESP em São Paulo. Integram o grupo de formação pedagógica do Instituto Brincante (SP) desde 2005.

BÉATRICE PICON-VALLIN
Especialista do teatro russo e autora de várias obras traduzidas em diversas línguas. Diretora de pesquisa no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, ARIAS). Dirigiu o Laboratório de Artes do Espetáculo e foi professora de história do teatro no Conservatório Nacional de Arte Dramática, em Paris, até 2008. Dirige três coleções: Arts du spectacle pela CNRS Edições, th XX pela L’Age d’Homme e Mettre en scène pela Actes Sud-Papiers. Leciona em numerosas escolas e institutos de teatro na França e no exterior.

FÁTIMA ANTUNES DA SILVA (YASKA ANTUNES)
Atriz, diretora de teatro e prof. do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG). Mestrado e doutorado em Sociologia (Teatro) pela USP. Atua na formação do ator e pesquisa interpretação, encenação e criação de imagens poéticas na cena. Diretora do Festival Latino Americano de Teatro Ruínas Circulares.

INÊS ALCARAZ MAROCCO
Graduada em bacharelado em Direção Teatral e licenciatura em Arte Dramática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Diplôme dÉtudes Aprofondies - Université de Paris VIII (1985) e doutorado em Doctorat en Esthétique Sciences et Technologie des Arts- Université de Paris VIII (1997). Possui formação na École Internationale de Théâtre, Mime et Mouvement Jacques Lecoq (1983/1984) e L.E.M - Laboratoire d`Études du Mouvement - (1993/94). Atualmente é prof. Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: arte do ator, etnocenologia, antropologia teatral, sistema de treinamento e cultura gaúcha.

MARCONDES LIMA
Graduado em Licenciatura e Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco (1987). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2003). Atua, principalmente, nos seguintes temas: teatro de bonecos, teatro folclórico e mamulengo, cenografia, fashion e costume design, encenação e arte-educação.

NAIR D'AGOSTINI
Formou-se em Bacharelado em Direção Teatral e Licenciatura em Arte Dramática - UFRGS (l973-l978); Pós Graduação no Instituto Estatal de Teatro Música e Cinema de Leningrado (l978-l981); Curso de Interpretação Dramática de Arkadi Katsman e Lev Dodin; Curso de Direção com Georg Tovstonógov e Arkadi Katsman. Acompanhou o processo de criação de espetáculos no Bolchoi Teatro Dramático de Leningrado sob orientação de Georg Tovstonógov (l979-1981). Mestre em Filosofia Contemporânea na área de Estética (2001-UFSM). Doutora pela USP - Letras Orientais FFLCH (2007). Foi professora da Universidade Federal de Santa Maria/RS, nos cursos de Licenciatura Plena em Artes Cênicas, Bacharelado em Interpretação e Direção em Artes Cênicas (1985-2001).

RENATA BITTENCOURT MEIRA
Docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), diretora do Instituto de Artes, atua nos Cursos de Teatro e de Dança e no Programa de Pós Graduação em Artes. Contribuiu com a implantação e fortalecimento do Programas de Formação Continuada com Professores do Ensino Básico no per[iodo de 2006 a 1010. Participou da implantação do Programa em Educação, Saúde e Cultura Populares, hoje desativado. Possui graduação em Dança (1993), mestrado em Artes (1997) e doutorado em Educação (2007) todos pela Universidade Estadual de Campinas. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, teatro, processos de criação, educação, educação somática, estudos do corpo, cultura e arte popular. Criou e coordenou por nove anos o grupo Baiadô: pesquisa e prática das Danças Brasileiras, com o qual desenvolveu trabalhos de dança em diálogo com tradições populares como Congado e Escolas de Samba, promovendo e estudando a diversidade cultural e corporal e processos de criação em grupo.

RENATO FERRACINI
Graduado em Artes Cênicas pela UNICAMP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também pela UNICAMP. É ator-pesquisador e atualmente Coordenador do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP onde atua teórica/praticamente em todas as linhas de pesquisa do núcleo desde o ano de 1993. É professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - UNICAMP. Coordenou o projeto Jovem-Pesquisador FAPESP "Aspectos Orgânicos na Dramaturgia de Ator": projeto inter institucional entre LUME UNICAMP - LINCE USP. Hoje coordena o Projeto Temático FAPESP "Memória(s) e Micropercepção". É editor chefe da Revista ILINX (Revista do LUME), possui livros e artigos publicados nos principais periódicos de teatro e artes cênicas do Brasil. Apresentou espetáculos e ministrou workshops, palestras, debates, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre o trabalho desenvolvido no LUME em muitas cidades do Brasil e no exterior: Dinamarca, Noruega, Egito, Israel, Equador, Bolívia, México, EUA, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Escócia, Portugal, Coréia do Sul, Polônia, Colômbia, Espanha, Argentina e Costa Rica.

ROBERTO TESSARI
Professor efetivo de Dramaturgia no DAMS da Universidade de Torino/ITA. Conferencista e dramaturgo, publicou muitos estudos sobre a commedia dell’arte, sobre dramaturgia e artes do espetáculo (concepção, iluminação, cenário) do séc. XVIII, bem como sobre os principais protagonistas do teatro do séc. XX: de Pirandello à Carmelo, de Luca a Tadeusz Kantor.

VILMA CAMPOS DOS SANTOS LEITE
Artista (atriz e diretora), docente e pesquisadora (UFU - Universidade Federal de Uberlândia - MG). Doutora em História pela mesma instituição com bolsa sandwich no Instituto Superior de Artes (ISA) Havana/Cuba pela CAPES. Mestrado na linha de pesquisa Pedagogia do Teatro da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com especialização em Educação pela PUC, formação em teatro (atuação, direção e dramaturgia) pela ELT (Escola Livre de Teatro) de Santo André e graduação em Letras.

OUTROS COLABORADORES

CAVALO MARINHO ESTRELA DE OURO
Fundado em 1979 pelo Mestre Biu Alexandre (Severino Alexandre da Silva). Sua sede fica na cidade de Condado-PE e conta com a presença do Mateus mais velho de Pernambuco - 'Seu Martelo". Em 2006 participou do Coletivo Pernambuco, representando o Brasil no evento "Brasil em Cena", na Alemanha.

JOÃO RAFAEL NETO
Dançarino e coreógrafo. Atualmente exerce atividades nas áreas das Artes Cênicas, estudando a hibridação entre técnicas de movimento, novas tecnologias e esportes de ação urbanos - como BMX Street e Le Parkour - como pesquisa para criação em dança. Tem conhecimento em diferentes estéticas de dança (Ballet Clássico, Dança Moderna, Contemporânea e Popular), esportes de ação e em Áudio Visual. Estudante da Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal da bahia (UFBA). Formado no Curso Técnico em Dança - Habilitação em Coreografia, pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). Trabalhou com companhias de dança e teatro, dentre elas o Balé Jovem de Salvador; Grupo Finos Trapos; Cia Viladança; Sem Cia de Dança - Ambiente de criação coreográfica; Cia de Dança do SESC Petrolina; Cia Circulando de Teatro. Em seu último trabalho de BMX, "Bolero de 4", foi dirigido pelo coreógrafo Luiz de Abreu.

RENATA ROSA
Estudou Letras e Fonoaudiologia na USP (1992-1998), Música com habilitação em Canto na Universidade Livre de Música Tom Jobim (1995-2000) e integrou o Núcleo de Ação e Performance (1999-2001) dirigido pelo diretor iraniano Massoud Saidpour no Rio de Janeiro e em Cleveland (Ohio). Foi Dama do Cacho e contramestra no Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro de Aliança (1998-2005) e Rabequeira do Cavalo-Marinho Boi Brasileiro, de Biu Roque (2000-2007). Convive intensamente no universo caboclo de cantos e danças da aldeia Kariri-Xocó desde 1995. Interpretou a personagem Maria Safira na minissérie "A Pedra do Reino" de Luis Fernando Carvalho (2007). Compôs a criação musical "Duos Epheméres Térr"e (2011) para o Museu do Louvre e dirigiu os projetos "Lo Cor de la Rosa" (2009) e "Polifonias Caboclas Kariri-Xocó" (2009). Produziu e dirigiu o CD "Pimenta com Pitu (cavalos-marinhos, cocos e forrós)" de Mestre Luiz Paixão. Trabalha atualmente sobre o seu terceiro CD "Encantações". Seus primeiros CDs foram: "Zunido da Mata" (2004) e "Manto dos Sonhos" (2009).



MONITORES

DÉBORA HELENA SOUZA (UFU)
Aluna do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia; integra o Núcleo de Pesquisa em Máscaras, vinculado à mesma universidade desde 05/2011; participou como Bolsista do Projeto de Iniciação Artística da UFU, que culminou na montagem do espetáculo “Il Ballo dei Zanni ao som do Congado”, dirigido por Joice Aglae Brondani, onde atua como atriz e produtora juntamente com o restante do grupo.

DEIVID FERREIRA SANTANA (UFU)
Ator e bailarino. Pesquisador e bacharelando em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia. Participa do Núcleo de Pesquisa em Máscara da UFU∕MG, com ênfase nas máscaras da commedia dell'arte (método continiano por Joice Aglae) e máscara do clown. Tem experiência na área de atuação, em particular a de rua. Participa, também, do grupo Balaio de Chita, que pesquisa as manifestações culturais populares brasileiras, onde desenvolve trabalho com dança popular.

RENATA PAIXÃO (UFU)
Estudante do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. Apresentação de ê-poster no XXII Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil - CONFAEB em 2012. Atriz no espetáculo “Il ballo dei Zanni ao som do Congado” por Joice Aglae em 2011/2012. Monitora do Seminário “Teatro-Máscara-Ritual” organizado por Joice Aglae em 2011. Atriz no espetáculo “A exceção e a Regra” de Bertolt por Ana Carla Machado em 2010. Integra o Núcleo de Pesquisa em Máscara - UFU∕MG, desde 2011.

ROSIANE MARTINS (UFU)
Estudante do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. Atriz no espetáculo “Il ballo dei Zanni ao som do Congado” por Joice Aglae em 2011/2012. Atriz no espetáculo “A profissão da Sra. Warren” de Bernard Shaw, por Fernando Aleixo em 2011/2012. Atriz no espetáculo “As Bruxas” de Arthur Miller, por Yaska Antunes em 2012. Atriz no espetáculo “A exceção e a Regra” de Bertolt por Ana Carla Machado em 2010. Integra o Núcleo de Pesquisa em Máscara - UFU∕MG, desde 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário